sexta-feira, 6 de março de 2009

5x08 "LaFleur"

Antes de mais nada: WOOOOO, REIKO AYLESWORTH PEGAEL!1!11

Ok, agora que já tirei isso do sistema =D Eu realmente gosto desses episódios de Lost que têm um enredo basicamente shipper, mas onde os produtores ficam preenchendo cada cantinho de rolo de filme com mitologia, pistas, e várias outras migalhas de pão para os fanáticos seguirem. LaFleur é um episódio para se ver mais de uma vez, possivelmente com a Lostpedia aberta do lado para eventuais consultas. E além disso, é também um episódio dos bons.

Claro que eu não tenho a memória que muita gente tem então nem vou me arriscar a ficar apontando os detalhes sob o risco de falar alguma bobagem. Prefiro apenas ressaltar as boas tiradas do episódio, a melhor tendo sido pra mim o Daniel - ainda desolado pela morte da amada - ter dito que tanto faz os losties tentarem interferir no passado, porque o que aconteceu aconteceu. Mais uma prova contundente de que não existe livre-arbítrio em Lost e que tudo que está para acontecer segue um rumo premeditado desde basicamente sempre. E o agradecimento do Sawyer me arrancou uma gargalhada ("valeu, Platão!")

Aliás, falando em Sawyer, que volta por cima ele deu hein minha gente? Parece que ter encontrado e matado o Anthony Cooper de fato exorcizou aquele tigre que não mudava de listras da vida dele. Chega a ser engraçado vê-lo utilizando as habilidades de golpista dele para o bem dos outros antes do dele próprio. E que cena fantástica ele sendo um "other" pro Richard Alpert e deixando o cara da maquiagem com a mesma cara de WTF que os próprios Losties tanto ostentaram diante das coisas inexplicáveis daquela ilha. O jogo definitivamente virou.

E eu já mencionei a Reiko Aylesworth? X-DDDDDD

Desculpem, divaguei. Mas enfim, não tem muito mais o que ser dito exceto pelos duzentos bilhões de "VOCÊ NOTOU QUE..." espalhados pelo episódio. E os fãs da estátua de quatro dedos devem ter lavado a alma =P Pena que agora só tem mais Lost dia 18

E outro parêntese aqui, a Liz Mitchell de banho tomado e carinha de apaixonada é o passatempo da minha viagem e a alegria da minha criança. Só não babei mais nela esse episódio porque, bem, vocês sabem, REIKO AYLESWORTH PORRA!!!! casa comigo. (ponto (.))

Ah, e antes que eu me esqueça, bela malandragem dos produtores pra emparelhar a idade da galera hein? =P muita coincidência terem se passado logo 3 anos desde que a turma do Sawyer chegou na década de 70 até o exato ponto em que os Oceanic Three vão pro passado ;)

Um adendo agora que eu meditei um pouco sobre o episódio: acho muito curioso que o Sawyer, no fim das contas, seja tudo que tanto o Jack quanto o Locke não conseguiram ser. Se levarmos em conta que as quatro primeiras temporadas aconteceram num período de pouco menos de 3 meses, e que o período de Sawyer como manda-chuva da ilha foi de 3 anos, não é difícil perceber como ele teve sucesso - incidental? - aonde os outros candidatos a macho alpha fracassaram miseravelmente. Locke é o líder apontado por Jacob mas liderou por uns poucos minutos. Jack é o líder apontado por sua própria necessidade de guiar a todos, mas terminou bêbado, isolado e sem credibilidade com ninguém.

Não posso deixar de pensar que a grande vantagem de Sawyer sobre os outros dois é o fato dele entender que demonstrar fragilidade é uma arma fundamental para construir confiança. Enquanto, quando confrontados com momentos de fraqueza, Jack entra em surto psicótico controlador e Locke vai vagar pela floresta e gritar para o vazio, Sawyer tem a sutileza de deixar transparecer "sem querer" seus medos. Ele faz com que as pessoas ao redor se sintam úteis, próximas, e não como crianças no maternal guiados por uma babá. Foi assim que ele conquistou Kate, foi assim que ele conquistou Jin, Hurley, o próprio Jack, e foi assim que ele deixou Juliet na palma de sua mão na cena do píer. Em termos de carisma, James "LaFleur" Sawyer é muito mais líder do que qualquer outro candidato, e seu tempo de "reinado" na ilha (dando conselhos ao Horace e impondo medo no Alpert) é reflexo direto desse fator.

Resta saber como ele vai reagir agora que Jack voltou do além. Estou curioso para descobrir =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário